Medicina – Araranguá
O curso de Medicina do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde (CTS) do Campus de Araranguá da UFSC foi criado dentro da Política Nacional de Expansão da Escolas Médicas das Instituições Federais de Ensino Superior (Portaria Normativa 015, de 22 de julho de 2013). O curso foi aprovado pelo MEC pela Portaria 239, de 3 de abril de 2018 e está em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de 2014.
A estrutura curricular do curso está organizada em módulos que ocorrem do primeiro ao oitavo semestre do curso, cujos conteúdos, habilidades e atitudes são desenvolvidos de forma articulada. Os módulos sequenciais consistem no eixo central do curso e estão organizados em ciclos de vida. Utilizam como metodologia a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), cujo trabalho em pequenos grupos de estudantes com a orientação de um tutor potencializa o aprendizado e estimula a autonomia no processo de ensino-aprendizagem.
Articulados aos módulos sequenciais, os estudantes desenvolvem outros dois módulos: o módulo de Comunidades e o módulo de Habilidades e Humanidades, os quais englobam habilidades essenciais para o desempenho da Medicina, além de utilizar cenários de prática na comunidade e na rede de atenção à saúde loco-regional. Estes módulos também são desenvolvidos por meio de métodos ativos de ensino-aprendizagem, como a Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem Baseada em Equipes e a Aprendizagem Baseada em Casos.
Do nono ao décimo segundo semestre os estudantes realizam o estágio curricular obrigatório em regime de internato, onde desenvolvem o treinamento em serviço na rede de saúde conveniada, nas áreas de Medicina de Família e Comunidade e Urgência e Emergência, Saúde Coletiva, Saúde Mental, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria.
Os estudantes ainda tem a possibilidade de cursar disciplinas optativas e realizar atividades complementares, as quais possibilitam a complementação da formação social e profissional, com o enriquecimento curricular, científico e cultural.
Duração: 12 fases |
Titulação da equipe inicial de professores: 8 doutores 1 mestre 5 especialista |
Telefone: (48) 3721 2167 |
medicina.ararangua.ufsc.br |